Entenda tudo sobre a área da fisioterapia dermatofuncional

· 6 min read
Entenda tudo sobre a área da fisioterapia dermatofuncional

A história da fisioterapia com o sistema tegumentar vem antes da regulamentação da profissão no Brasil, que teve seu reconhecimento por meio do Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969. Nesta época não imaginavam a criação de especialidades, pois a atuação principal do fisioterapeuta era a cura e reabilitação do sistema musculoesquelético utilizando principalmente recursos como a eletroterapia. Ele atua na prevenção, indicando produtos e procedimentos que, aliados à alimentação correta, podem evitar diversos males, sejam eles estéticos ou funcionais. Sendo assim, o fisioterapeuta dermato funcional pode ser procurado para garantir um futuro com melhor qualidade da saúde e da estética. O primeiro passo é avaliar os indicadores de qualidade do local em que você pretende estudar. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um bom exemplo, pois entrega uma média do desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação que uma instituição de ensino oferece.  preenchimento de linhas de expressão no rosto , vale o uso de técnicas manuais ou com o auxílio de aparelhos especializados para cada finalidade.

Esses são 6 cursos técnicos em comunicação para trabalhar na área

Assim, os tratamentos focam sempre na reabilitação funcional e são submetidos ao rigor científico da área médica. Desta forma, em 2 a 3 horas depois da chegada ao quarto (unidade de internação) da realização da cirurgia, os pacientes tem condições para se manterem sem oxigênio, livres para caminhar, mais independentes. As grandes mudanças no mercado da fisioterapia mostram que esta é uma das áreas mais promissoras, porém, quanto mais especializado o fisioterapeuta dermatofuncional for, maiores são as chances de atuação e consequentemente para ganhar dinheiro. Na fase pré-operatória o fisioterapeuta atua na manutenção da musculatura, preparando-a, além de orientações prévias para o paciente antes da cirurgia. No pós-operatório tem como objetivo o tratamento da redução de edemas, diminuição das dores e recuperação da função.

Lipodistrofia (gordura) localizada

Essas várias áreas de trabalho facilitam na hora da escolha mais adequada para os seus planos de carreira e dão a você mais oportunidades profissionais. É bastante comum que as pessoas acreditem que a graduação em Fisioterapia é focada na preparação de profissionais que vão atuar exclusivamente no tratamento de pacientes com limitações de mobilidade. A área de fisioterapia geralmente diz respeito aos cuidados com o corpo humano e suas funcionalidades. Comumente, imaginamos fisioterapeutas cuidando de pacientes com mobilidade reduzida, traumas físicos múltiplos, dificuldades respiratórias e de deglutição, entre outras. A Fisioterapia Dermatofuncional se dedica à avaliação, prevenção e tratamento de disfunções no sistema tegumentar — a pele e seus anexos, incluindo cabelos, pelos, glândulas e unhas. Como o próprio nome indica, essa área busca recuperar a estética e, também, a função do revestimento externo do corpo. Técnicas fisioterapêuticas tanto no pré quanto no pós-operatório melhoram estas disfunções e trazem qualidade de vida principalmente na vigência da perda de peso.

Que técnicas a Fisioterapia Dermatofuncional utiliza?

A identificação da causa da alteração estética é fundamental para a definição do tratamento mais adequado. Por exemplo, a celulite pode ter diversas causas, como má circulação sanguínea, acúmulo de gordura, retenção de líquidos e até mesmo uma dieta regular de alimentos feitos em uma batedeira industrial. Por isso, o fisioterapeuta deve realizar uma avaliação minuciosa, que vai além da observação da alteração estética em si. É preciso avaliar a história clínica do paciente, seus hábitos de vida, suas condições de saúde, a presença de eventuais patologias, entre outros fatores. A gordura localizada é uma alteração cosmética que afeta muitas pessoas e se caracteriza pelo acúmulo de gordura em áreas específicas do corpo, como as pernas, onde as pessoas costumam usar calça de brim uniforme. Esses modos ajudam a melhorar a circulação sanguínea e linfática, reduzir a retenção de líquidos e promover a quebra de células de gordura, resultando em uma pele mais uniforme e lisa. Além do incômodo estético, a celulite pode causar diversos problemas funcionais como dores e inchaços na região, então, o fisioterapeuta atuará com procedimentos diversos para o tratamento em questão.

Fisioterapeuta Dermatofuncional: o que faz?

Então, não perca tempo e comece a investir agora mesmo no seu desenvolvimento profissional. Peça também a opinião de alunos e ex-alunos de uma determinada instituição de ensino. Dessa forma, é possível entender melhor a experiência de estudar no local e saber se poderá ser, de fato, vantajosa para a sua carreira. O mercado da Estética apresenta um bom desenvolvimento e tem criado cada vez mais técnicas inovadoras. Por esse motivo, atrai mais pacientes e se mostra como uma ótima alternativa para os profissionais. A Fisioterapia, no geral, é uma profissão na área da Saúde que se preocupa com a correção de distúrbios funcionais no corpo humano.

Curso técnico ou faculdade? Veja qual escolher e suas vantagens

Dessa forma, quem atua como fisioterapeuta dermatofuncional faz tratamentos estéticos de saúde visando o bem-estar dos pacientes de maneira física e também de autoestima. Portanto, o trabalho do fisioterapeuta dermatofuncional se relaciona diretamente à melhora da autoestima, ao ganho de mobilidade e à redução de desconfortos. É uma profissão voltada para o bem-estar e a qualidade de vida, por meio da reabilitação de um dos mais importantes tecidos do corpo. Mas emagrecer as custas de perder massa muscular é muito ruim e pode acarretar muitos prejuízos. A perda de massa muscular (sarcopenia) é uma preocupação constante dos profissionais da fisioterapia. A redução da massa muscular leva a flacidez precoce, fraqueza, alteração postural e aos quadros de dor. Exercícios de reabilitação e melhora dos quadros de fraqueza e fadiga são fundamentais para que os pacientes consigam desenvolver as atividades físicas e esportivas.

  • Assim, o rendimento pode variar caso o profissional opte por montar o próprio consultório ou, ainda, prestarconcursos públicos.
  • Por exemplo, é comum que o fisioterapeuta dermatofuncional trabalhe em conjunto com nutricionistas,educadores físicos, dermatologistas e endocrinologistas, entre outros.
  • Dessa forma, quem atua como fisioterapeuta dermatofuncional faz tratamentos estéticos de saúde visando o bem-estar dos pacientes de maneira física e também de autoestima.
  • É fundamental adotar hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física, uma alimentação equilibrada e o uso de protetor solar.
  • Da mesma forma, uma pessoa com a pele oleosa pode necessitar de um tipo de tratamento diferente daquela com a pele seca.

O que é preciso para se tornar um Fisioterapeuta Dermatofuncional?

Mas muitos não sabem que, a atuação de um fisioterapeuta é muito mais do que se imagina e dentre as especialidades que este profissional pode atuar é a Fisioterapia Dermatofuncional. A Fisioterapia Dermato-Funcional está ligada ao estudo de técnicas para lidar com a prevenção e a recuperação de danos no chamado sistema tegumentar, ou seja, a pele. Trata-se de uma prática um pouco diferente da profissão, mas que faz parte do escopo de estudos do curso de Fisioterapia convencional. Como visto, é possível trabalhar com diversos procedimentos ao se tornar fisioterapeuta dermatofuncional.

Entenda de uma forma mais clara a importância da fisioterapia no processo de cirurgia bariátrica:

Essa é uma grande questão, pois, são poucos os fisioterapeutas que tem especialização para atuar com pacientes bariátricos. O importante não é ter um laudo, ou simples recomendações, o que realmente importa é estar bem preparado para o procedimento. Essa é uma questão muito individual, considerando que existem vários tipos de tratamentos fisioterapêuticos, e várias regiões do corpo a serem abordadas. Esse tipo de orientação deve acontecer imediatamente antes da realização da cirurgia para que o tratamento não seja descontinuado gerando prejuízos motores. A utilização de recursos manuais e com auxílio de aparelhos é muito comum por este profissional. A média salarial para Fisioterapeuta Dermatofuncional no Brasil é de R$ 2.747,00. Cada técnica visa a um objetivo específico, sendo os principais promover a vascularização, favorecer a hidratação e a nutrição celular e reduzir a retenção de líquidos. Assim, há uma redução de edemas, os processos de cicatrização são agilizados, há o desaparecimento de marcas mais superficiais, e outras mais profundas são amenizadas. Microagulhamento - consiste em microperfurações da pele com finas agulhas, podendo ser utlizado o Sistema roller ou dispositivo eletronico, no intuito de tratar e melhorar o aspecto da pele. A idade, o tipo de pele, as condições de saúde e os hábitos de vida são alguns dos fatores que devem ser considerados. Uma pessoa idosa, por exemplo, pode apresentar uma pele mais fina e frágil, o que requer um tratamento mais suave e menos invasivo. A maioria das faculdades de fisioterapia possuem em sua grade curricular a disciplina de Fisioterapia Dermatofuncional. Se você é um profissional da fisioterapia e gostaria de seguir um caminho nessa profissão, é recomendável que busque uma especialização, o que garante a dominância das competências necessárias para atender cada caso e procedimento. Trabalhar na área da Saúde significa contribuir para a melhora do bem-estar das pessoas. Afinal, é possível colaborar na promoção da autoestima, que se relaciona diretamente com a saúde mental e emocional dos pacientes. Agora, que tal entender melhor como é o dia a dia de um profissional que atua nessa área?

A genética, Diabetes Mellitus e alterações ovarianas podem ser uma das causas do ganho de peso. Quer saber mais sobre como funciona a Fisioterapia Dermato-Funcional na prática? Desse modo, é possível ter uma perspectiva da qualidade de ensino que uma instituição apresenta aos seus alunos. Por meio desse parâmetro, você consegue decidir com mais facilidade se vale ou não a pena se matricular no curso. Além disso, vale dizer que o profissional de Fisioterapia não tem autorização de prescrever medicamentos ou de atuar no lugar de um médico Dermatologista. É por isso que, na maioria das vezes, vai trabalhar em equipe com outros especialistas. Se você está em dúvida sobre o próximo passo da sua carreira, veja 9 opções de pós-graduação na área da Saúde que mencionamos neste artigo.